O mês de agosto é marcado pela campanha “Agosto Lilás”, período dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher. Deste modo, a Polícia Militar está desencadeando, a “Operação Shamar”.
Neste período, as equipes vão realizar visitas solidárias, denominadas “Patrulha Maria da Penha”, de forma coordenada e integrada com as demais forças de segurança para troca de informações sobre ocorrências envolvendo violência doméstica e familiar, apoiando Oficiais de Justiça, sem prejuízo às demais atividades, na intimação de agressores de vítimas que obtiveram Medida Protetiva de Urgência, quando solicitado, além de palestras voltadas para o tema.
Além disso, ainda em prol da campanha, a Polícia Militar do Estado de São Paulo está realizando a divulgação do App “SOS Mulher”, desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Ele ajuda que mulheres abrangidas por medida protetiva concedida pela Justiça, acionem o serviço de emergência 190 nos casos de risco à integridade física ou a própria vida de forma simples e rápida.
O aplicativo está disponível na loja da apple e também na play store
Agosto Lilás
A campanha surgiu no ano de 2006 quando houve a sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº11.340/2006), assinada no sétimo dia do mês de agosto, daquele período.
Ela tem como objetivo sensibilizar e informar a população sobre a identificação de situações de violência e os canais que estão disponibilizados para a realização de denúncias, consequentemente criando uma rede de apoio para às vítimas.
Além do mais, a campanha, ressalta a importância de medidas de prevenção e suporte, como por exemplo, Ligue para o 180.
